'As TICs também estão no ambiente escolar,auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas.
Computadores,internet,softwares,jogos
eletrônicos,celulares:ferramentas comuns ao dia a dia da
chamada”geração digital e as crianças já as dominam como se fossem
velhas conhecidas. O ritmo acelerado das inovações
tecnológicas,assimiladas tão rapidamente pelos alunos,exige que a
ducação também acelere o passo,tornando o ensino mais criativo,
estimulando o interesse pela aprendizagem.O que se percebe hoje é que a
própria tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o alcance desse
objetivo. Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura,esta
deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais
avançadas da sociedade em que nos encontramos.Espera-se,assim,da escola
uma importante contribuição no sentido de ajudar as crianças e os
jovens a viver em um ambiente cada vez mais “automatizado”,através do
uso da eletrônica e das telecomunicações.O horizonte de uma
criança,hoje em dia,ultrapassa claramente o limite físico da sua
escola,da sua cidade ou do seu país,quer se trate do horizonte
cultural,social,pessoal ou profissional.
Em uma sociedade
tecnológica,o educador assume um papel fundamental como mediador das
aprendizagens,sobretudo como modelo que é para os mais novos,adotando
determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias.Por
outro lado,perante os produtos tecnológicos,o educador deverá
assumir-se com conhecimento e critério,analisando cuidadosamente os
materiais que coloca à disposição das crianças. Porém o Brasil precisa
melhoras as competências do professor em utilizar as tecnologis de
comunicação e informação na educação.A forma como o sistema educacional
incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão digital
existente no país. Vários pontos devem ser levados em conta quando se
procura responder a questão:Como as TICs podem ser utilizadas para
acelerar o desenvolvimento em direção à meta de “educação a todos e ao
longo da vida”?Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre ampla
cobertura e excelência na educação?Como pode a educação preparar os
indivíduos e a sociedade de forma que dominem as tecnologias que
permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito
dela? Primeiro,as TICs são apenas uma parte de um contínuo
desenvolvimento de tecnologias,a começar pelo giz e os livros,todos
podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem. Segundo,as TICs,como
qualquer ferramenta,devem ser usadas e adaptadas para servir a fins
educacionais. Terceiro,várias questões éticas e legais,como as
vinculadas à propriedade do conhecimento,ao crescentemente tratamento da
educação como uma mercadoria,à globalização da educaçõa face à
diversidade cultural,interferem no amplo uso das TICs na educação
- LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993
- SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003 http://www.wikipedia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário