PÁSSARO

GATO


terça-feira, 26 de junho de 2012

TECNOLOGIA É VIDA PARA ESCOLA

'As TICs também estão no ambiente escolar,auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas. Computadores,internet,softwares,jogos eletrônicos,celulares:ferramentas comuns ao dia a dia da chamada”geração digital e as crianças já as dominam como se fossem velhas conhecidas. O ritmo acelerado das inovações tecnológicas,assimiladas tão rapidamente pelos alunos,exige que a ducação também acelere o passo,tornando o ensino mais criativo, estimulando o interesse pela aprendizagem.O que se percebe hoje é que a própria tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o alcance desse objetivo. Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura,esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos.Espera-se,assim,da escola uma importante contribuição no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver em um ambiente cada vez mais “automatizado”,através do uso da eletrônica e das telecomunicações.O horizonte de uma criança,hoje em dia,ultrapassa claramente o limite físico da sua escola,da sua cidade ou do seu país,quer se trate do horizonte cultural,social,pessoal ou profissional.
Em uma sociedade tecnológica,o educador assume um papel fundamental como mediador das aprendizagens,sobretudo como modelo que é para os mais novos,adotando determinados comportamentos e atitudes em face das tecnologias.Por outro lado,perante os produtos tecnológicos,o educador deverá assumir-se com conhecimento e critério,analisando cuidadosamente os materiais que coloca à disposição das crianças. Porém o Brasil precisa melhoras as competências do professor em utilizar as tecnologis de comunicação e informação na educação.A forma como o sistema educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país. Vários pontos devem ser levados em conta quando se procura responder a questão:Como as TICs podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de “educação a todos e ao longo da vida”?Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na educação?Como pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma que dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito dela? Primeiro,as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias,a começar pelo giz e os livros,todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem. Segundo,as TICs,como qualquer ferramenta,devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais. Terceiro,várias questões éticas e legais,como as vinculadas à propriedade do conhecimento,ao crescentemente tratamento da educação como uma mercadoria,à globalização da educaçõa face à diversidade cultural,interferem no amplo uso das TICs na educação
  • LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993
  • SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana. Gestão de Empresas na Era do Conhecimento. Lisboa: Serinews Editora, 2003                                 http://www.wikipedia.org/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário